Tony Rueda: Presidente do União Brasil muda o nome para disputar, pelo Rio, a eleição para deputado federal
Um dos grandes nomes da política nacional, vai mudar de nome para concorrer em 2026, a vaga para Deputado Federal pelo RJ.
O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, é pernambucano.
Fez a sua carreira política em São Paulo e em Brasília. E agora é pelo Rio de Janeiro que ele vai disputar pela primeira vez, em 2026, a eleição para o parlamento brasileiro
Inclusive ele já até criou o nome de urna: Tony Rueda. Ele vai buscar uma vaga de deputado federal na bancada fluminense.
Conheça mais sobre Tony Rueda
Advogado, empresário e ex-presidente da Comissão Especial de Criptomoedas e Blockchain da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele sempre atuou nos bastidores da política.
Nunca sequer participou de uma disputa como candidato. Em 2006, ele chegou a ser cogitado pelo PSL — partido no qual militava desde o início dos anos 2000 — para ser o aspira a governador de Pernambuco, já que a candidatura de Rivaldo Soares havia sido cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Mas a ideia não foi à frente.
Em 2019, primeiro ano de Jair Bolsonaro (à época, no PSL) na presidência, foi Rueda quem articulou as pautas do governo no Congresso. Ele também foi um dos principais articuladores da fusão entre o PSL e o DEM, que deu origem ao União Brasil no início de 2022.
Tony Rueda foi o primeiro vice-presidente da nova sigla, sob o comando de Luciano Bivar. Assumiu a presidência do União Brasil no dia 28 de fevereiro deste ano, e manteve o comando depois de uma guerra contra Bivar.
Fiel escudeiro
No Rio, o seu principal parceiro político é o deputado estadual e prefeito eleito de Belford Roxo, Márcio Canella. O aliado está com Rueda desde o início de sua carreira, no antigo PSL, e manda chover e parar de chover no diretório do partido no Rio.
Canella, inclusive, já está divulgando o novo nome do companheiro pelas redes sociais. 2026 promete ser o ano de grandes mudanças no cenário político!